Apresentação


 

O projeto Salvador Social é uma iniciativa da gestão municipal para aprimorar a prestação de serviços sociais, com ênfase em melhorias na eficiência do sistema de Saúde, na qualidade da Educação e na efetividade da Proteção Social. Viabilizado por operação de crédito de US$ 125 milhões como o Banco Mundial, o projeto será implementado a partir do segundo semestre de 2018.

Objetivo Geral

Apoiar os esforços do município para ampliar a qualidade e o acesso aos serviços de Saúde, Educação e Assistência Social.

  • Ampliar a oferta de serviços em segmentos com baixa cobertura.
  • Melhorar a qualidade dos serviços ofertados.

Objetivos setoriais

Saúde

  • Ampliar o acesso a serviços de saúde em todos os níveis da atenção, com foco na eficiência e racionalidade do funcionamento da rede através de ações como construção de unidades básicas de saúde e de multicentros.
  • Melhorar a qualidade dos serviços de saúde por meio de pesquisas regulares de satisfação dos usuários do sistema; capacitar e requalificar profissionais de saúde; implantar protocolos clínicos e de acesso para organização do fluxo assistencial.
  • Dar sustentabilidade aos novos investimentos e programas de saúde municipais, com implantação de sistema de custos, sistema de gestão por resultados e sistema de governança da rede.

Educação

  • Garantir Educação Infantil, estudando a natureza da demanda não satisfeita; melhorar o sistema de monitoramento e avaliação, e criar um sistema de certificação de qualidade da rede.
  • Melhorar a qualidade do Ensino Fundamental, apoiando o modelo de ensino estruturado e fortalecendo o sistema de monitoramento e avaliação, com o desenvolvimento de uma avaliação formativa.
  • Implantar um modelo de gestão por resultados e fortalecer o modelo de gestão democrática.

Assistência Social

  • Adequar a estrutura organizacional da SEMPS para assegurar a sustentabilidade da oferta de benefícios e serviços.
  • Estruturar e adequar a rede de proteção social básica (CRAS e conveniadas) e dos postos de atendimento do Cadastro Único.

Melhorar a gestão do Cadastro Único para assegurar a identificação da população pobre, tornando-o base para a formulação de políticas sociais.