Metas e resultados até fevereiro de  2019

    SMS

    Meta: SISTEMA VIDA + "Unidades de saúde da rede própria com a oferta de procedimentos disponibilizadas no Sistema Vida+ (DLI)"

    - Em dezembro/18 o Sistema Vida+ alcançou a meta, com a implantação em 26 unidades de saúde.

    PRONTUÁRIO ELETRÔNICO

    Meta "Unidades de Saúde da rede própria com Prontuário Eletrônico"

    - Até 05 de fevereiro de 2019, o Prontuário Eletrônico foi implantado em 07 unidades

    Sobre o Vida+

    O Sistema Vida+ é a ferramenta responsável pela otimização do processo de agendamento e monitoramento dos procedimentos ambulatoriais de Atenção Básica e de Média Complexidade. Organiza o fluxo de agendamentos de consultas e exames via web, desde a descentralização das agendas dos profissionais de saúde até a efetivação do atendimento. Acessível para os moradores de Salvador, o sistema possibilita o processo de emissão do arquivo de produção gerado a partir do registro de execução dos procedimentos para exportação da informação para o Sistema de Informação Ambulatorial - SIA/SUS do Ministério da Saúde.

    Sobre o Prontuário Eletrônico

    O Prontuário Eletrônico é uma ferramenta tecnológica que tem como objetivo a consolidação dos atendimentos prestados aos usuários SUS, por profissional de saúde, dentro de cada Estabelecimento Assistencial de Saúde – EAS, a partir do registro eletrônico. Solidifica assim, o histórico de saúde do paciente e permite ao profissional acompanhar integralmente a situação/condição de saúde do indivíduo, da família e da população adstrita, e ao gestor, conhecer as necessidades clínicas de seu município, subsidiando-o na tomada de decisão.

    O Sistema foi desenvolvido cumprindo os requisitos mínimos preconizados pelo Ministério da Saúde (MS), dentre os quais registro da Escuta Inicial e dos Atendimentos prestados ao cidadão com inclusão de CIAP2 e/ou CID10, acompanhamento do pré-natal, do crescimento e desenvolvimento da criança (puericultura) e de cidadãos fora dos grupos prioritários, apresentação da Lista dos Principais Problemas,  Histórico Clínico, Relatório Quantitativo, disponibilidade de informações dos módulos Vacina, Farmácia e Regulação, Solicitação de Procedimentos em formulários padrões, Prescrição de Medicamentos e Encaminhamentos, bem como integração com a base de dados ministerial, permitindo a exportação e gerenciamento dos dados para a base nacional do SISAB, por meio do layout e-SUS AB de Dados e Interface (LEDI AB), sendo assim, uma vez implantado o referido sistema, não mais será necessário o preenchimento das Fichas E-SUS (Atendimento Individual,  Atendimento Odontológico Individual,  Procedimentos,  Marcadores de Consumo Alimentar, Complementar - Síndrome Neurológica por Zika/Microcefalia) e nem do Boletim de Produção Ambulatorial-BPA pelos profissionais de saúde.

    Cabe registrar que algumas funcionalidades podem ser compartilhadas com profissionais diferentes.

    SEMPRE

    Meta: CADUNICO - "Visitar 3.200 famílias por equipes do Cadastro Único para atualização de informações socioeconômicas"

    - Meta atingida em 100%.

    O Cadastro Único é uma ferramenta de identificação de famílias de baixa renda com o objetivo de cadastramento e seleção para os programas sociais nos três níveis federativos, bem como se constitui num importante instrumento de gestão que pode ser utilizado para subsidiar a implementação de políticas sociais para o público alvo.

    A garantia da atualização cadastral permanente, contribui para uma base de dados mais qualificada, fidedigna e robusta de informações, propiciando a SEMPRE, produções de documentos qualitativos substanciais para áreas técnicas e demais políticas públicas. A visita domiciliar in loco contribui para o aprimoramento da Gestão do Cadastro Único, por garantir a ampliação do acesso das famílias de baixa renda, principalmente aquelas em situação de extrema pobreza em manter seus cadastros atualizados, evitando possíveis bloqueios e cancelamentos de benefícios, como também o acesso aos programas, caso não seja assistido. Outro fator importante é o favorecimento da busca ativa através destas visitas, pois novas famílias são identificadas na comunidade sem Cadastro Único, gerando a inclusão cadastral.

    SMED

    Meta: 68% das escolas com participação de mais de 80% dos alunos na avaliação do PROSA

    - Atingida em dezembro de 2018.

    O município de Salvador possui o seu próprio programa de avaliação no Ensino Fundamental, o PROSA – Programa Salvador Avalia, que é responsável em avaliar de forma censitária os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, com o propósito de subsidiar as políticas educacionais, redirecionando o planejamento e a prática pedagógica, bem como o acompanhamento do desempenho acadêmico dos alunos. No PROSA são adotadas as Teorias: TCT – Teoria Clássica de Testes e TRI – Teoria de Resposta ao Item, similares às avaliações do SAEB.

    A existência de um programa de avaliação de ensino no município de Salvador é fundamental para avaliar o desempenho dos alunos e, com isso, identificar os fatores que interferem no processo de aprendizagem, buscando promover a reflexão entre os gestores públicos e educadores, possibilitando a esses profissionais a auto avaliação e o redirecionamento da prática em prol da melhoria na educação de todos os alunos.

    Para alcançar um dos objetivos do Projeto Salvador Social na Educação – melhorar a qualidade da Educação Fundamental -  foi realizado o PROSA, pelos alunos de 2°, 3°, 5° e 9° anos de escolarização do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Salvador, em novembro de 2018, em 328 escolas, com a participação de 43.224 estudantes. O resultado, pelo empenho de gestores, professores, pais e alunos, foi um destacado percentual de 93,9% de escolas com pelo menos 80% de participação dos seus alunos, superando a meta estabelecida de 68%. Com as informações obtidas pela avaliação é possível desenvolver atividades direcionadas a suprir as necessidades de aprendizagem dos alunos.

    Documentos comprobatórios do atingimento das metas.